O que é sonho ?

Inúmeras teorias sobre sonho

Todos nós já dormimos profundamente e nos pegamos em meio a um sonho cinematográfico que parece tão real que até achamos estar vivendo aquilo tudo na realidade, mesmo depois de acordar. Talvez possa ter sido um pesadelo que você deixou você suando frio e com o coração acelerado. Ou se você tiver sorte, um sonho com sua estrela de cinema favorita. Sigmund Freud acreditava que os sonhos são uma janela para o nosso inconsciente, e alguns estudos indicam que ele realmente pode estar ligado a isso. Mas há outras centenas de teorias sobre o que são os sonhos e qual o seu propósito .

Então, o que é sonho? Estritamente falando, os sonhos são imagens, pensamentos, sons e vozes, e sensações subjetivas experimentadas quando dormimos. Isso pode incluir pessoas que você conhece, pessoas que você nunca conheceu, locais onde esteve, e lugares que você nunca ouviu falar. Às vezes são tão simples como recordar eventos que aconteceram no início do dia. Eles também podem ser seus medos e segredos mais profundos ou fantasias mais íntimas. Não há limite para o que a mente pode experimentar durante um sonho e realmente nenhuma razão para o que você acaba sonhando. Fatos vividos na vida real podem se manifestar em sonhos ou simplesmente ser disfarçados com imagens. Por exemplo, um sonho sobre um urso perseguindo você dentro de casa pode significar o estresse que você sente em relação a um amigo.

Os sonhos são mais abundantes e mais lembrados durante o estágio de sono chamado de REM. Esta é a fase mais profunda do ciclo do sono, quando seus olhos estão se movendo rapidamente, sua frequência cardíaca e respiração tornam-se inconsistentes e ocorre a paralisia dos músculos. Esta última parte pode parecer bastante assustadora , mas na verdade é uma salvaguarda que nos impede de agir fisicamente em nossos sonhos. R.E.M é a fase que compreende cerca de 20 a 25 por cento do ciclo do sono em adultos em fases curtas.

Acredita-se que todos nós sonhamos, embora nem todo mundo se lembre de seus sonhos com a mesma frequência, ou em todos, em alguns casos. Podemos sonhar entre seis a oito horas por noite e muitos desses sonhos não são lembrados quando acordamos. É mais provável você se lembrar dos sonhos se acordar durante um ciclo R.E.M, mas não há nenhuma regra sobre a memória de sonhos. Os cientistas sabem experiências da vida diária têm impacto sobre nossos sonhos, mas eles não tem certeza de quanto ou se isso é consistente.

Outra teoria sobre os sonhos é que eles ocorrem como uma tentativa do nosso cérebro entender através de estímulos, mensagens aleatórias criadas a partir da excitação do segmento posterior do cérebro. Outros acham que os sonhos são apenas os sinais de disparo do cérebro, enquanto organizam pensamentos e experiências como memória do dia anterior. O problema com qualquer teoria sobre os sonhos é que nós realmente não podemos provar ou refutar qualquer uma delas, e eles não são necessariamente excludentes. Se os sonhos são psicologicamente significativos, eles ainda podem ser o resultado de estímulos cerebrais aleatórios. Os sonhos são provavelmente uma combinação de teorias.

Há muito tempo o funcionamento do cérebro, acordado ou dormindo, é estudado. Mas ainda não foram capazes de identificar o que é o sonho exatamente.

O que é sonho 1

O que é sonho 2

O que é sonho 3 O que é sonho 4





Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *